quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Rayssa Gonçalves - 8 semana

04 á 07 de Agosto

                Nesta semana continuamos o trabalho que teve início na semana passada, porém de uma maneira diferente. Cada pessoa ficou responsável de fazer todo o processo das anteparas. Como colar o desenho técnico no mdf utilizado, cortar com a ferramenta tico-tico e lixar com a lixa de bancada, esta sendo uma ferramenta nova para alguns alunos. Após esse processo houve uma discussão para apontar as falhas da matéria. Logo em seguida, começamos a discutir a diferença entre o primer e a tinta, prime tem como função preparar a região do produto ou objeto para receber a tinta e a tinta, para dar a cor e finalizar o produto.
                Com uma fita e um metro tiramos a linha de centro do picadeiro. Cortamos mais ripas e colocamos no picadeiro, onde essas peças vão servir de apoio para as anteparas. Começamos no processo de reparar os caiaques que estão mais expostos a reforma. Coma a confecção da saia de um deles, foi medido e cortado em tamanho de abertura do cok pit, medindo 25mm, 2,5 cm. E as tampas para o compartimento desse mesmo caiaque. Transferimos as medidas que estavam no projeto do Iako, local onde será utilizado para dar curvaturas a madeira, para uma mesa marcando os pontos e colocando em cada um deles uma ripa fixa. Em outra aula continuamos na confecção da saia do caiaque, que deveria ter 1 cm a mais com 3,5 cm. Dando continuidade as tampas e os compartimentos. Fizemos uma das 4 peças que fazem parte da cabine da lancha de 26 pés, com três peças de madeira uma sobre a outra para da a forma de curvatura com espessura de 3 cm, colando uma na outra com adesivo de epóxi. Fixamos a colagem com grampos nos pontos na mesa e nas peças. Em outra aula, demos continuidade aos projetos de construções. Como o processo de confecção das duas golas de caiaque, uma com 2,5 cm e outra com 3,5 cm e a confecção das tampas para o mesmo caiaque.

                Na aula de vela revisamos os conceitos vistos nas aulas práticas anteriores de navegação. Tais como contra vento, orçando em direção da proa com o vento fazendo o movimento de cambar, o vento de través, vento batendo na lateral do barco e o vento em popa, com o movimento de arribar dando o jaibe. Como lados do barco, a direita boreste e a esquerda bombordo. Direção de vento soprando para parte de dentro da vela é o barlavento, usando a fita encarnado e o vento oposto o sotavento utilizando a fita verde.  

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