quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Juan Ecard - 6 semana

21/07/2014 - 25/07/2014

Os alunos do quarto ano de construção naval realizaram uma atividade de reconhecimento de classes náuticas, na qual foi explicada a relação de lanchas, quando os alunos puderam conferir que cada modelo possui seu próprio casco como, por exemplo, a lancha C215, tem uma proa mais ligada a um catamarã. Isso faz com que ela deslize sobre a água e tenha um melhor desempenho no mar.
O dia foi todo planejado para a construção naval, ou seja, os alunos tiveram durante toda a carga horária de estágio, atividades de construção naval. Foram todos divididos em grupos, os quais foram fazer tarefas diferentes. O grupo o qual fiquei encarregado tinha o trabalho de iniciar adaptação de um picadeiro (peça que sustenta a estrutura a ser montada de um barco). O picadeiro precisara obter três metros de comprimento, para que o projeto que será executado sobre ele, possa ser iniciado e concluído com êxito.   A restauração do picadeiro não fora completada neste dia de trabalho, deixando para finalizar, a colocação de algumas peças estruturais de fixação de balizas.
Foi realizada uma atividade prática/teórica sobre circuito elétrico, na qual os alunos do quarto ano do Instituto Politécnico da UFRJ obtiveram uma experiência na área física, que envolve tensão elétrica, voltagem, resistência elétrica e todo o básico que é envolvido neste assunto. A atividade fora iniciada com a prática de montagem de um circuito elétrico simples, no qual os alunos foram separados em equipes de três. Na tarefa, os alunos recebiam uma alavanca (a que serviria como interruptor), uma chave de fenda (para apertar/desapertar o parafuso que ligaria os fios do circuito ao interruptor), fios com pontas machos e fêmeas (para a montagem do circuito) e uma lâmpada abrigada sobre um bocal, o qual estava sustentando a estrutura de luz que se montava a partir de um pequeno pedaço de madeira.  Como primeira tarefa, os alunos tiveram de montar um circuito simples, no qual havia apenas uma lâmpada. A montagem fora efetuada com sucesso, coligando um fio de uma ponta macho (que seria colocada na tomada) e uma fêmea (que seria ligada ao interruptor, para a passagem de corrente) ao interruptor. Após a ligação do primeiro fio, um segundo fio deveria ser ligado à lâmpada. A estratégia abordada fora à mesma utilizada para ligar o interruptor, à tomada, fazendo com que a corrente pudesse passar por ali, chegando até a lâmpada. O terceiro passo fora pegar um fio com duas pontas macho (para que uma ponta pudesse ser ligada ao bocal fêmea da lâmpada e a outra, na tomada) e montar o circuito.  Ao ligar o interruptor, a lâmpada estava acesa. Vendo isto na teoria, vimos que um circuito elétrico simples, necessita de dois pontos de rede elétrica. O primeiro vai em direção à chave de rede (objeto que tem a função de abrir, ou fechar o circuito, como o interruptor) e o segundo leva a energia até o primeiro ponto, para que ela continue a trafegar pelo sistema montado. Em um circuito elétrico fechado, os elétrons procuram formar um equilíbrio de energia, formando um fluxo de elétrons tentando estabilizar-se naquela área. Por isso, quando o circuito é aberto, não há fluxo de elétrons tentando estabilizar-se em determinada área e, não havendo fluxo de elétrons, não há energia. Após a explicação teórica sobre circuito simples, os alunos foram redirecionados à bancada, onde agora a tarefa era a montagem de um circuito paralelo, no qual agora havia duas lâmpadas a serem ligadas, mas o circuito paralelo permite que se desatarraxarem uma delas, a outra permanece acesa. Porém, na primeira tentativa, os alunos formaram um circuito similar ao simples, o qual quando se desatarraxava uma lâmpada, a outra se apagava. Este sistema que fora montado de forma errada é chamado circuito em série, o qual é usado para formar um padrão de lâmpadas, como em uma quadra de futebol de salão, a qual tem seus refletores acendidos todos juntos e quando se apaga um, o outro também é apagado.  Enquanto no circuito paralelo (o qual é utilizado em construções civis, como em casas, prédios, rodoviárias entre outras), para que a lâmpada não se apague, é preciso conectar um caminho alternativo para que o elétron possa passar, em caso de interrupção do caminho, como o que acontece quando se desatarraxa uma lâmpada.
A aula foi bastante esclarecedora em termos de circuito, pois a maioria dos alunos não continha conhecimento algum em elétrica. Os alunos, após formarem seus circuitos, utilizaram o amperímetro (aparelho de medir a corrente elétrica, resistência elétrica e a tensão elétrica do circuito) para que pudessem com a prática, aprender a utilizar um aparelho de manutenção de circuitos. Ao fim da aula, exercícios foram passados para que houvesse o aprendizado de fórmulas físicas, que ajudam a descobrir a voltagem, a resistência ou a potência de um determinado circuito.
A atividade destinada a este dia, fora aula prática de vela, na qual os alunos começaram a obter uma melhor prática de regata, onde competiram entre si e aprenderam através da prática, como seguir a direção do vento em um veleiro. O vento predominante do dia era o Noroeste.

A aula fora destinada à escrita do blog do quarto ano de construção naval, na qual a rede social do curso começou a ser utilizada neste ano letivo. 

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