Rayssa Gonçalves - 5
semana
15 á 17 de Julho de
2014
Nesta semana
vimos os tipos de tintas e seus componentes. Para cada embarcação e para cada
material presente na atividade, há um tipo de tinta. A tinta a base de epóxi, a
base de poliuretano, de alquídica e a tinta a base venenosa que é a antincrustante.
Os raios UV podem causar impactos nas embarcações, devido a esse fator, usamos
o tinuvil que protege tal camada. Porém ele não combina com epóxi.
Os
métodos e os instrumentos de pintura, como a trincha usada para superfícies
foscas e no arremate dos produtos, o rolo para superfícies foscas de maior
amplitude e a pistola para superfície mais brilhosa. A pistola foi a melhor
opção para pintura dos nossos caiaques. Na parte da tarde pintamos com tinta
branca e isso nos levou a ter uma melhor visão das imperfeições que ainda temos
que encaminhar para finalizar o trabalho.
Aprendemos
que tensão é a força aplicada sobre uma área *área da seção. Também aprendemos
os tipos de deformações: a elástica e a plástica e os valores de limite de
escoamento e resistência à fratura. A tração, o impacto e a fadiga são ensaios
mecânicos, usados para verificar e testar as propriedades dos materiais e
produtos.
Na parte da
teoria do desenho técnico, vimos que o desenho é usado para transmitir uma
ideia de produto, usando símbolos básicos para simplificar a linguagem do
desenho. Tendo como normas guias para padronização e procedimentos; tais como,
a margem de 25 mm lado esquerdo, 10 mm nos demais (A0, A1) ou 7 mm (A2, A3, A4),
e a legenda no canto interior do lado direito.
Vimos os tipos
de embarcações existentes em nosso meio. O petroleiro, graneleiro, mineraleiro,
porta-contentor, quebra-gelo, LNG, cargueiro, cable-layng e rebocador. Na parte
da tarde, vimos o sistema de roldanas para medir o peso das embarcações
presentes em nossa área de trabalho, após vimos isso na pratica. Pesamos o
dingue, com 80 kg, e no outro lado da roldana com 40 de anilha.
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