quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Luana Cardoso - 6 semana

21/07/2014 a 25/07/2014

Nesta semana, as atividades basearam-se nas práticas e teorias de técnicas da construção naval e de navegação. Além disso, uma aula complementar de Eletrotécnica.
Nós vimos o ponto de vista do consumidor e do construtor em relação às características gerais de uma embarcação. O picadeiro é uma peça estrutural que serve de apoio para a construção de embarcações e são feitos com pedaços de sarrafos (pedaços de madeira estreitos) (figura 1). Trabalhamos na construção desta peça com 7000 mm para a produção da Canoa Taitiana com os sarrafos acima com comprimento de 300 mm e o espaço entre eles também com a mesma medida.




Participamos da oficina de eletrotécnica no Centro de Tecnologia estudando seu conceito e o seu comportamento. A eletricidade ou fluxo de energia consiste na movimentação de elétrons na última  camada de um átomo. Para obtenção de energia, podemos recorrer a diversas fontes, como: energia química, energia nuclear, energia cinética e muitas outras. Em um circuito elétrico, há o fornecedor de energia (energia primária) e o receptor (energia secundaria). Há também quatro grandezas físicas: tensão (o que faz a corrente circular), corrente (fluxo de energia), resistência (oposição à passagem de corrente elétrica) e o potencial (nível de energia potencial). Para a prática e melhor entendimento dos conceitos nós realizamos dinâmicas em que tínhamos que montar circuitos e fazer a medição das grandezas físicas.

A semana foi de fundamental importância para o meu aprimoramento técnico de práticas e teorias relacionadas à construção naval. Espero que tenhamos outras semanas como esta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário