Laís Silva - 5 semana
15.07.2014 a 18.07.2014
15.07.2014 a 18.07.2014
Começamos a semana com a prática da
pintura naval. Com uma aula teórica, vimos os passos a serem seguidos para
executar uma excelente pintura. Primeiramente, começamos com o acerto da área
de contato, no qual lixamos até alcançar a perfeição. Depois limpamos a
embarcação e aplicamos a camada de primer que é um componente a base de epóxi e
geralmente sua coloração é branca ou cinza. Dependendo da superfície que
queremos alcançar, utilizamos ferramentas diferentes. O rolo e a trincha são
usados para superfícies foscas e a pistola para áreas brilhosas.
Para passarmos da teoria para a
prática, primeiramente colocamos nossos equipamentos de segurança individual
que foram: macacão, máscara, óculos, tênis, luvas descartáveis e toca. Fizemos testes em nossos caiaques, passamos o
primer epóxi no qual usamos 5 ml de primer para 1 ml de solvente para o
diluição do produto. Nosso objetivo é manter a superfície brilhosa, com isso
usamos a pistola para a aplicação. Após a aplicação deixamos dentro de nosso
estaleiro para curar.
Existem duas formas de deformações. A
elástica é quando o material deforma mais volta sua forma de origem com a
liberação da carga aplicada, exemplo um elástico quando puxamos e soltamos. A
plástica que é o oposto, não volta sua forma de origem, exemplo um copo de
vidro.
No ensaio de tração para materiais,
podemos descobrir o limite de escoamento que é até onde o material suporta a
tensão necessária para a deformação plástica. Existe o limite de resistência
que mostra o quanto material resiste até quebrar.
Foi nos passado a forma correta de
fazer um projeto. O desenho técnico tem o objetivo de mostrar algo de modo
claro. Para a execução de qualquer projeto é necessário que siga as normas da
ABNT, exemplo a área onde será cortada é preciso que haja a simbologia por meio
de hachuras. As margens tem que ser ao lado esquerdo de 25mm e aos demais lados
7 a 10 mm. A legenda sempre será ao lado esquerdo da folha. Caso seu projeto
brasileiro ou europeu, seu desenho tem que seguir do primeiro diedro em seguida
e se for norte americano usamos do terceiro em seguida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário