quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Laís Silva - 5 semana 

15.07.2014 a 18.07.2014

Começamos a semana com a prática da pintura naval. Com uma aula teórica, vimos os passos a serem seguidos para executar uma excelente pintura. Primeiramente, começamos com o acerto da área de contato, no qual lixamos até alcançar a perfeição. Depois limpamos a embarcação e aplicamos a camada de primer que é um componente a base de epóxi e geralmente sua coloração é branca ou cinza. Dependendo da superfície que queremos alcançar, utilizamos ferramentas diferentes. O rolo e a trincha são usados para superfícies foscas e a pistola para áreas brilhosas.
Para passarmos da teoria para a prática, primeiramente colocamos nossos equipamentos de segurança individual que foram: macacão, máscara, óculos, tênis, luvas descartáveis e toca.  Fizemos testes em nossos caiaques, passamos o primer epóxi no qual usamos 5 ml de primer para 1 ml de solvente para o diluição do produto. Nosso objetivo é manter a superfície brilhosa, com isso usamos a pistola para a aplicação. Após a aplicação deixamos dentro de nosso estaleiro para curar.  
Existem duas formas de deformações. A elástica é quando o material deforma mais volta sua forma de origem com a liberação da carga aplicada, exemplo um elástico quando puxamos e soltamos. A plástica que é o oposto, não volta sua forma de origem, exemplo um copo de vidro.
No ensaio de tração para materiais, podemos descobrir o limite de escoamento que é até onde o material suporta a tensão necessária para a deformação plástica. Existe o limite de resistência que mostra o quanto material resiste até quebrar.

Foi nos passado a forma correta de fazer um projeto. O desenho técnico tem o objetivo de mostrar algo de modo claro. Para a execução de qualquer projeto é necessário que siga as normas da ABNT, exemplo a área onde será cortada é preciso que haja a simbologia por meio de hachuras. As margens tem que ser ao lado esquerdo de 25mm e aos demais lados 7 a 10 mm. A legenda sempre será ao lado esquerdo da folha. Caso seu projeto brasileiro ou europeu, seu desenho tem que seguir do primeiro diedro em seguida e se for norte americano usamos do terceiro em seguida.

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