quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Juan - 5 semana

15/07/2014 – 18/07/2014

A aula foi introdutiva, na qual houve a explicação sobre a utilização de uma pistola de tinta (utilizada para pintar carros, motos, barcos etc.), mostrando para os alunos o funcionamento da ferramenta.
Outro assunto abordado, fora as bases de tinta para embarcação e os alunos puderam entender que estas bases são feitas de epóxi, poliuretano, alquídica, tinta venenosa e antincrustante.  Foi explicado que um produto chamado “tinuim” corresponde a um componente (em pó) que tem resistência contra os raios ultravioleta (UV). Este produto é misturado na tinta epóxi, para que o barco não e desgaste com o sol, ao longo do tempo.
No segundo tempo de aula, os alunos pintaram cinco caiaques, para que pudessem praticar o que fora aprendido mais cedo.
O conteúdo apresentado em sala de aula, fora direcionado para a área de física. O que fora abordado foi tração. Os alunos tiveram explicação sobre tensão, a qual é uma força aplicada sobre uma determinada área. Foram demonstrados três tipos de ensaios:
·         Ensaio de tração: O qual testa o limite de resistência e o limite de escoamento e deformação de um determinado material.
·         Ensaio de impacto e ensaio de fadiga foram outros dois abordados.
Foram passadas instruções básicas sobre desenho técnico, nas quais os alunos  prenderam sobre as normas de desenho técnico no Brasil: Diedros e planos de desenho (3D).  
Na segunda parte da aula, tivemos uma explicação sobre classes de navios, onde aprendemos sobre as embarcações e as nomenclaturas dadas às suas partes (calado, quilha, convés etc.).  
Por fim, revimos o conceito de polias e aprendemos a pesar um dingue(pequeno barco à vela). Utilizamos o sistema de polias para pesar um dingue que contém 80kg (colocando pesos de um lado da corda e o barco amarrado do outro lado).


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