Juan - 5 semana
15/07/2014 – 18/07/2014
A aula foi
introdutiva, na qual houve a explicação sobre a utilização de uma pistola de
tinta (utilizada para pintar carros, motos, barcos etc.), mostrando para os alunos
o funcionamento da ferramenta.
Outro assunto
abordado, fora as bases de tinta para embarcação e os alunos puderam entender
que estas bases são feitas de epóxi, poliuretano, alquídica, tinta venenosa e
antincrustante. Foi explicado que um
produto chamado “tinuim” corresponde a um componente (em pó) que tem
resistência contra os raios ultravioleta (UV). Este produto é misturado na
tinta epóxi, para que o barco não e desgaste com o sol, ao longo do tempo.
No segundo
tempo de aula, os alunos pintaram cinco caiaques, para que pudessem praticar o
que fora aprendido mais cedo.
O conteúdo
apresentado em sala de aula, fora direcionado para a área de física. O que fora
abordado foi tração. Os alunos tiveram explicação sobre tensão, a qual é uma força
aplicada sobre uma determinada área. Foram demonstrados três tipos de ensaios:
·
Ensaio de tração: O qual testa o limite de
resistência e o limite de escoamento e deformação de um determinado material.
·
Ensaio de impacto e ensaio de fadiga foram
outros dois abordados.
Foram passadas
instruções básicas sobre desenho técnico, nas quais os alunos prenderam sobre as normas de desenho técnico
no Brasil: Diedros e planos de desenho (3D).
Na segunda parte
da aula, tivemos uma explicação sobre classes de navios, onde aprendemos sobre
as embarcações e as nomenclaturas dadas às suas partes (calado, quilha, convés
etc.).
Por fim,
revimos o conceito de polias e aprendemos a pesar um dingue(pequeno barco à
vela). Utilizamos o sistema de polias para pesar um dingue que contém 80kg
(colocando pesos de um lado da corda e o barco amarrado do outro lado).
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