sexta-feira, 8 de agosto de 2014



                        Rayssa Gonçalves       Semana do dia 20 ao dia 22 de maio de 2014

Esta primeira semana foi para conhecer o local onde iremos trabalhar até o fim do nosso estágio, fizemos a limpeza deste e conhecemos alguns novos materiais, ferramentas e os equipamentos de proteção individual (epi), as máscaras, os óculos, o protetor auricular, luvas, entre outros.
                Retiramos 7 caiaques de um galpão do Hangar. A turma ficou divida em dupla, e cada dupla ficará responsável por reformar cada um deles, junto ao projeto de construção da Canoa Taitiana e uma Lancha de 24 pés (7m ). Logo após, tivemos uma conversa com o Fábio Calé, coordenador do curso de Construção Naval. De como será o processo que vai ser feito aqui quanta ao estágio. Como tarefa produzimos um layout, que é o desenho de um projeto de determinado lugar ou coisa, produzimos um do nosso local de trabalho de como deve e como queremos que fique esse nosso campo.
                Ao decorrer das aulas, vimos e discutimos os modelos e os tipos de embarcações presentes no nosso local de trabalho, uns construídos pelo método Strip Plank, que neste processo é possível incorporar seções de estruturas transversais, anteparas ou longitudinais, isso dependendo do projeto em questão;  outros em costura e cola, que são as ripas fixadas uma a outra por meio de arames ou braçadeiras de plásticos, já na forma final do barco, muito utilizado em embarcações de pequeno porte. E outros por formas de seriado. Cada um com seu desenvolvimento ao longo dos anos. Vimos também as três características de uma embarcação:
- Local de utilização
- Propulsão
-  E qual material utilizado cara construção
Essas são as principais características do barco. Já as principais medidas de uma embarcação são:
- Medida do comprimento total da proa a popa
-Boca máxima
-Altura do calado
Dando continuidade a limpeza da área de trabalho, foram retiradas todas as opções desnecessárias no local, incluindo então, aquilo que será utilizado para o reparo e a construção das próximas embarcações.
Em seguida foi feita uma prática de navegação com embarcação a vela, aprendemos a como pilota e dar a direção ao barco. Entendemos o contravento, proa do barco em direção ao vendo,  fazendo essa pratica estamos orçando utilizando  a manobra de cambar, tendo como vento de través o vendo soprando na lateral do barco e o vento em popa, usando o arribar para dar a manobra de jaibe.

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