Rayssa Gonçalves Semana do dia 20 ao dia 22 de maio de 2014
Esta primeira semana foi para
conhecer o local onde iremos trabalhar até o fim do nosso estágio, fizemos a
limpeza deste e conhecemos alguns novos materiais, ferramentas e os equipamentos
de proteção individual (epi), as máscaras, os óculos, o protetor auricular,
luvas, entre outros.
Retiramos 7 caiaques de um galpão
do Hangar. A turma ficou divida em dupla, e cada dupla ficará responsável por
reformar cada um deles, junto ao projeto de construção da Canoa Taitiana e uma
Lancha de 24 pés (7m ). Logo após, tivemos uma conversa com o Fábio Calé,
coordenador do curso de Construção Naval. De como será o processo que vai ser
feito aqui quanta ao estágio. Como tarefa produzimos um layout, que é o desenho
de um projeto de determinado lugar ou coisa, produzimos um do nosso local de
trabalho de como deve e como queremos que fique esse nosso campo.
Ao
decorrer das aulas, vimos e discutimos os modelos e os tipos de embarcações
presentes no nosso local de trabalho, uns construídos pelo método Strip Plank, que
neste processo é possível incorporar seções de estruturas transversais,
anteparas ou longitudinais, isso dependendo do projeto em questão; outros em costura e cola, que são as ripas
fixadas uma a outra por meio de arames ou braçadeiras de plásticos, já na forma final do barco,
muito utilizado em embarcações de pequeno porte. E outros por formas de
seriado. Cada um com seu desenvolvimento ao longo dos anos. Vimos também as três
características de uma embarcação:
- Local de utilização
- Propulsão
- E qual material
utilizado cara construção
Essas são as principais características
do barco. Já as principais medidas de uma embarcação são:
- Medida do comprimento total da proa a popa
-Boca máxima
-Altura do calado
Dando continuidade a limpeza da
área de trabalho, foram retiradas todas as opções desnecessárias no local,
incluindo então, aquilo que será utilizado para o reparo e a construção das próximas
embarcações.
Em seguida foi feita uma prática
de navegação com embarcação a vela, aprendemos a como pilota e dar a direção ao
barco. Entendemos o contravento, proa do barco em direção ao vendo, fazendo essa pratica estamos orçando
utilizando a manobra de cambar, tendo
como vento de través o vendo soprando na lateral do barco e o vento em popa,
usando o arribar para dar a manobra de jaibe.
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