segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Luana Cardoso
26/05/2014 a 30/05/2014 - 2ª semana

            Nesta semana as aulas de construção basearam-se na reforma dos caiaques. Já nas aulas teóricas nós vimos alguns tipos de embarcações, métodos de construção, máquinas operatrizes, deformação plástica e elástica, desenho técnico e técnicas de navegação.
            Para começar a fazer os reparos necessários nos caiaques, nós fizemos uma lista de materiais que serão necessários. Os materiais básicos são: resina epóxi, compensado naval, uma base para o substrato e tinta. Primeiramente lavamos as embarcações com buxa amarela e água pura. Logo após, nós os lixamos com lixa número 100 de madeira para tirar as imperfeições das superfícies. 
            Vimos alguns tipos de embarcações como, Dingue, Rebocador, lanchas, etc. Analisamos suas características como: tipo de casco, comprimento, métodos de construção e discutimos suas peculiaridades. Vimos também 3 tipos de métodos de construção: Strip plank (figura 1), Costura e Cola (figura 2) e Seriado (figura 3).



 (Figura 1)


 (Figura 2)


(Figura 3)


. O Strip plank é uma estrutura feita a partir de balisas e colagem de longas ripas finas ou grossas de madeira. O Costura e Cola é uma estrutura feita, como o nome já diz, primeiro cola-se uma madeira na outra e depois se costura geralmente com arame para a fixação. O seriado é feito a partir de fôrmas, podendo produzir séries de barcos iguais, ou seja, produção em série. A diferença entre Strip plank e Costura e Cola é que no Costura e Cola as embarcações contém multi shines, que são quinas no casco. Muito diferente do Strip Plank que no casco sua forma é robusta e arredondada.


 (Figura 4)



        As máquinas operatrizes (figura 4) são grandes ferramentas que executam funções no qual o ser humano é incapaz de realizar. Suas características são: grande resistência mecânica a altas e baixas temperaturas e resistência a oxidação. Os materiais têm diferentes limites de escoamento, ou seja, o limite que o material tem até sofrer uma deformação plástica. A deformação plástica é uma deformação permanente que um material sofre ao receber uma carga que ultrapasse o limite de escoamento. A deformação elástica quando retirada a carga aplicada, o material volta a sua forma anterior, antes da aplicação da carga.
Na aula de desenho nós desenhamos um veleiro que se encontrava no hangar e fizemos sua vista frontal e de perfil.
Na aula de vela nós tivemos uma aula teórica sobre manobras, como o jaibe e cambar. Para Cambar precisa-se orçar, ou seja, posicionar a proa do barco em direção ao vento. Para fazer o Jaibe precisa-se arribar, ou seja, posicionar a popa do barco na direção do vento. Após a aula teórica, nós vivenciamos a prática destas manobras.

            Portanto, esta semana foi muito rica em conceitos e práticas e foi muito importante para o meu conhecimento sobre tipos de embarcações e manobras realizadas com um barco a vela.

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