Luana
Cardoso
26/05/2014 a
30/05/2014 - 2ª semana
Nesta semana
as aulas de construção basearam-se na reforma dos caiaques. Já nas aulas
teóricas nós vimos alguns tipos de embarcações, métodos de construção, máquinas
operatrizes, deformação plástica e elástica, desenho técnico e técnicas de
navegação.
Para começar
a fazer os reparos necessários nos caiaques, nós fizemos uma lista de materiais
que serão necessários. Os materiais básicos são: resina epóxi, compensado naval,
uma base para o substrato e tinta. Primeiramente lavamos as embarcações com
buxa amarela e água pura. Logo após, nós os lixamos com lixa número 100 de
madeira para tirar as imperfeições das superfícies.
Vimos alguns
tipos de embarcações como, Dingue, Rebocador, lanchas, etc. Analisamos suas
características como: tipo de casco, comprimento, métodos de construção e
discutimos suas peculiaridades. Vimos também 3 tipos de métodos de construção:
Strip plank (figura 1), Costura e Cola (figura 2) e Seriado (figura 3).
. O Strip plank é uma estrutura feita a
partir de balisas e colagem de longas ripas finas ou grossas de madeira. O
Costura e Cola é uma estrutura feita, como o nome já diz, primeiro cola-se uma
madeira na outra e depois se costura geralmente com arame para a fixação. O
seriado é feito a partir de fôrmas, podendo produzir séries de barcos iguais,
ou seja, produção em série. A diferença entre Strip plank e Costura e Cola é
que no Costura e Cola as embarcações contém multi shines, que são quinas no
casco. Muito diferente do Strip Plank que no casco sua forma é robusta e
arredondada.
(Figura 1)
(Figura 2)
(Figura 3)
(Figura 4)
As máquinas
operatrizes (figura 4) são grandes ferramentas que executam funções no qual o ser
humano é incapaz de realizar. Suas características são: grande resistência
mecânica a altas e baixas temperaturas e resistência a oxidação. Os materiais
têm diferentes limites de escoamento, ou seja, o limite que o material tem até
sofrer uma deformação plástica. A deformação plástica é uma deformação permanente
que um material sofre ao receber uma carga que ultrapasse o limite de
escoamento. A deformação elástica quando retirada a carga aplicada, o material
volta a sua forma anterior, antes da aplicação da carga.
Na aula de desenho nós desenhamos um veleiro que se
encontrava no hangar e fizemos sua vista frontal e de perfil.
Na aula de vela nós tivemos uma aula teórica sobre manobras,
como o jaibe e cambar. Para Cambar precisa-se orçar, ou seja, posicionar a proa
do barco em direção ao vento. Para fazer o Jaibe precisa-se arribar, ou seja,
posicionar a popa do barco na direção do vento. Após a aula teórica, nós
vivenciamos a prática destas manobras.
Portanto,
esta semana foi muito rica em conceitos e práticas e foi muito importante para
o meu conhecimento sobre tipos de embarcações e manobras realizadas com um
barco a vela.
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